terça-feira, 30 de julho de 2013

A escolha da profissão


Olá terrestres !

Bom eu tava meio com sono na minha última postagem, nem coloquei umas palavrinhas a mais. Neste post de agora, eu quero dividir um assunto com vocês que tem me incomodado muito, e acredito que incomoda muitos jovens também na casa dos 18 aos 24 anos, que é a escolha da profissão.


Uma coisa sobre mim é que me formei do ensino médio com 18 anos, e não entrei logo na faculdade, eu escolhi trabalhar e adquirir experiência profissional, e mesmo porque minhas condições financeiras até então, não me permitiam pagar um ensino superior. Só que a questão não é apenas essa, porque há também meios de financiamento, que eu particularmente prefiro evitar. Eu tenho tido dificuldade em escolher mesmo, o que quero estudar, o que " quero ser quando crescer ", hoje no sentido profissional da frase.

Na verdade, eu sempre tive inclinação para as áreas de humanas, sempre gostei mais de português, inglês, literatura, história, filosofia, sociologia,artes, enfim, isso realmente sempre foi tudo que me agradou. E outra coisa importante é que minha dúvida surgiu a partir de um problema social: eu escolhi a carreira de Professora do Ensino Médio, mas atualmente no Brasil, o professor da rede estadual ganha em média 1.400,00 R$, por 40 horas semanais eu acho. Agora pense na lógica comigo: Se eu gastar 600,00 R$ de estudo por mês, até me formar em Letras, em quanto tempo vou recuperar esse dinheiro ? Trabalhando na área de vendas, eu posso ganhar mais que isso, sem formação. É uma coisa no Brasil que realmente me desanima: a Educação.

Apesar de todas as dificuldades, no começo de 2012, iniciei um curso Superior de Direito. Eu recomendo a todos que gostam da área de humanas também. E o melhor de tudo é que o curso permite também lecionar *--* ! Mas ele também tem um porém, hoje o mercado tem uma forte concorrência, e não vamos sair com o diploma e ser aceito no primeiro escritório. Dificuldade de todos os cursos, acreditei eu. O meu objetivo hoje é prestar concurso público, o que aqui em Belo Horizonte, é a melhor opção para quem procura estabilidade financeira e profissional. Logo pretendo lecionar sim, em faculdades, ou mesmo ser professora de português/inglês, meu grande sonho.

O que eu ainda não esclareci é a minha dúvida da profissão pra vocês. A gente fica com medo porque está buscando novos caminhos para alcançar o objetivo. A minha dúvida é: "O que devo escolher: o dinheiro, a estabilidade financeira ou o amor à profissão ?". Essa mesma dúvida deixo para vocês que assim como eu ainda não tem certeza de qual caminho seguir. Mas eu sugiro pesquisar bastante, falar com profissionais da área que você esteja interessado(a), e não apenas seguir o caminho do dinheiro, valorizar também o trabalho que você gosta, se imaginar atuando na profissão, e sendo feliz nela. 

Busquem também "Guia de Profissões" em sites como http://guiadoestudante.abril.com.br/, em que você tem detalhadamente várias profissões com valor de salário, área de atuação e testes vocacionais. Muito bom. No mais, desejo sorte a todos que enfrentam dificuldades assim como a minha, e espero que todos nós estudantes possamos concluir nossos objetivos e tornar este país um lugar melhor.

Se gostou não se esqueça de compartilhar *--*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões para Leitura !

  • A Marca de Uma Lágrima - Pedro Bandeira
  • A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira
  • A outra face - Deborah Ellis
  • Deltora Quest - Emily Rodda
  • Diário do Vampiro - Lisa Jane Smith
  • Encontro Marcado - Fernando Sabino
  • Melancia - Marian Keys
  • Na rota do perigo - Marcos Rey
  • O Alienista - Machado de Assis
  • O menino do Pijama Listrado - John Boyne
  • Pegasus e o Fogo do Olimpo - Kate O´Hearn
  • Por trás do Nevoeiro - Stella Carr
  • Sonho de uma Noite de Verão - Willian Shakespeare