Livro: O Alienista
Ficha Técnica
Autor: Machado de Assis
Editora: AudioLivros / L&PM entre outras
N° de páginas: 96 em média
Resenha
Machado de Assis trouxe aos leitores sua opinião sobre o Brasil da época em que vivera. A burguesia é extremamente destacada neste contexto.
Sr. Simão Bacamarte, homem de bem, inteligente e boa hierarquia, casou-se com D. Evarista, senhora simples, como descreve. Constituindo familiar comum (burguesa) à sociedade, Bacamarte frusta-se diante das tentativas fracassadas de ter um filho.
Este porém, desvia-se em ampliar seus conhecimentos à medicina, logo passa a estudar e cuidar da área psicológica, da psiquiatria. Usando de suas influências, consegue permissão para construir a Casa Verde, lugar onde posteriormente seus pacientes, serão internados.Padre Lopez seu amigo, faz-se importante figura na mesma.Nesta, encontram-se loucos, dementes das várias hierarquias.
As famílias estavam felizes em ver seu ente recebendo tratamento adequado e mais ainda, orientação religiosa.
Assustadoramente, a grande Casa Verde parecia não suportar tantos pacientes, em um curto prazo, sendo necessária a incrementação de mais algumas alas. Logo revela-se um mistério, pois não se imaginava haver tantos loucos numa única cidade.
Recomendo a estudantes de direito e psicologia, mostra-se um livro de grande análise da mente humana, de suas fraquezas, de suas vitórias, um clássico para da literatura Machadiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário